Sobre o Grupo

       GRUPO DE PESQUISA DE POLÍTICA INTERNACIONAL (GPPI)


O grupo, estabelecido na Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2007, desenvolve as suas atividades no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) e no Programa de pós-graduação em História Comparada (PPGHC) e reúne pesquisadores docentes, pós-graduandos e graduandos, já titulados ou graduados, bem como orientandos, na pós e na iniciação científica na graduação, nas áreas de relações internacionais, estudos estratégicos, direito e ciências políticas e sociais, e debruça-se sobre questões de análise teórica e metodológica da política internacional, refletindo sobre problemas e desafios de impacto e de abrangência regional e global, que se repercutem sobre a política externa, de segurança e de defesa do Brasil. Conclusões e estudos do Grupo possuem uma natureza teórica e metodológica, com várias repercussões práticas que podem contribuir para a evolução do pensamento na área e para a avaliação de estratégias e políticas públicas em diferentes áreas de relações internacionais e de estudos estratégicos: a política externa brasileira, desafios à segurança nacional e regional, desenvolvimento de direitos humanos, a cooperação internacional, a participação em organizações multilaterais, a segurança internacional e global, relações bilaterais e multilaterais.

LINHA DE PESQUISA: PODER E INSTITUIÇÕES

Debate comparativo em torno do poder e das instituições e suas diversas formas – políticas, econômicas, jurídicas, culturais; o estudo das formas de dominação presentes em diferentes sociedades através de diversas instâncias mediadoras e reguladoras, tensões e conflitos, subversões; a análise de instrumentos do poder, da violência e da manutenção da paz como relação entre as nações, a diplomacia e a formulação da política externa das nações, as organizações multi- e supranacionais.

LINHA DE PESQUISA: DEFESA NACIONAL E SEGURANÇA INTERNACIONAL

 

A pesquisa dedica-se ao estudo da política e da estratégia brasileiras para a defesa nacional e segurança internacional frente aos desafios, ameaças e perigos do mundo globalizado e em vias da crescente multipolarização e policentrismo. Através da análise das políticas e estruturas internacionais, regionais e transnacionais que envolvem o Brasil, a América do Sul e o mundo, buscar-se-á alcançar objetivos da pesquisa, considerando a abordagem estratégica regional, as dimensões política, econômica, social, cultural, geoeconômica e ambiental,  direitos humanos.

 

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DOS PAÍSES DO CÁUCASO (LEPC)

O Laboratório de Estudos dos Países do Cáucaso vinculado ao Grupo de Pesquisa de Política Internacional reúne pesquisadores docentes, pós-graduandos e graduandos, já titulados ou graduados ou ainda orientandos, na pós e na graduação. A pesquisa aborda áreas de relações internacionais, bilaterais e multilaterais, política internacional, integração e conflito, com o foco específico sobre os Estados do Cáucaso e as regiões adjacentes. Edita a revista “Cadernos do Cáucaso”.

 

PROJETOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO NO GPPI:

PROJETO DE PESQUISA “BRICS: ESTUDO COMPARATIVO CORRELACIONADO”

Descrição: O projeto, desenvolvido no âmbito de estudos da ordem mundial, tem por objetivo um estudo comparado dos países-líderes regionais emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul. O estudo comparativo persegue o objetivo de correlacionar os parâmetros estatísticos geral com os critérios políticos do relacionamento bilateral entre os atores estatais em foco, mediante as instituições governamentais. O estudo das semelhanças e das diferenças entre os países-líderes regionais, caracterizadas pelas economias emergentes, com taxas de crescimento acima da média mundial e sustentáveis a médio prazo, com populações substanciais e em crescimento, que compartilham conceitos sobre a evolução mundial e exercitam políticas externas independentes, visa analisar o papel e a importância comparativas das instituições de poder destes países na governança internacional e global, assim como aspectos históricos, culturais, sociais e religiosos, tanto no âmbito dos países, quanto no plano regional. Em breve: Boletim de Pesquisa.

       

 

PROJETO DE PESQUISA “DEFESA NACIONAL E SEGURANÇA INTERNACIONAL”

Descrição: O projeto se dedica ao estudo comparado da política e da estratégia brasileiras para a defesa nacional e segurança internacional frente aos desafios, ameaças e perigos do mundo globalizado e em vias da crescente multipolarização. Através de análise das instituições e das estruturas internacionais, regionais e transnacionais que envolvem o Brasil, a América do Sul e o mundo, buscar-se-á o objetivo de abordar as implicações estratégicas da integração sul-americana, as relações de poder entre os estados e as instituições internacionais, examinar as dimensões política, econômica, social, cultural, a geopolítica, o meio-ambiente, o relacionamento civil-militar, direitos humanos no contexto sul-americano.

PROJETO DE PESQUISA “A POLÍTICA EXTERNA E DE SEGURANÇA DA RÚSSIA”

Descrição: A pesquisa visa a acompanhar e analisar a evolução da política externa, de segurança e de defesa da Rússia, a partir dos anos 90. posicionando as modificações no rumo internacional da Rússia dentro do contexto da evolução da política internacional, sobretudo, dos centros tradicionais de poder, como os Estados Unidos da América, a União Europeia e o Japão, e das grandes potências emergentes, como a China, a Índia e o Brasil. O estudo pretende também avaliar a reação da política externa e de segurança russa aos desafios transnacionais do século XXI, tais como, a proliferação das ADM, a expansão de comércio internacional, a revolução tecnológica, o terrorismo, a degradação ambiental e o esgotamento de recursos naturais não-renováveis.

PROJETO DE EXTENSÃO “MEMÓRIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL”

Descrição: O projeto visa analisar, debater e atualizar o tema da história da Segunda Guerra Mundial, discutindo visões cruzadas como a forma de construção da verdade histórica em contraste às falsificações conjunturais, abordando o tema na sua retrospectiva histórica e na sua repercussão atual, à luz do Holocausto, genocídios, em oposição à glorificação do nazismo e de outras práticas que contribuem para a incitação ao racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância, e no âmbito da afirmação global dos direitos humanos, do direito humanitário e da construção da cultura de paz.

    

COORDENADOR DO GPPI: Prof. Dr. Alexander Zhebit (NEPP-DH e PPGHC/IH/CFCH/UFRJ)

 

EQUIPE DE PESQUISA DO GPPI:
 

PESQUISADORES PERMANENTES:

Prof. Dr. Alberico Teixeira dos Anjos (GPPI/UFRJ)
Profa. Dra. Elitza Lubenova Bachvarova (FL/UFRJ)

Prof. Dr. Fernando Velôzo Gomes Pedrosa (ECEME/MD)

Prof. Dr. Jorge Calvario dos Santos (ESG/GPPI/UFRJ)

Prof. Dr. Jorge Luiz Pereira Ferrer (GPPI/UFRJ)

Profa. Dra. Patricia Sonia Silveira Rivero (NEPP-DH/UFRJ)
Doutorando Rodrigo Daniel Paiva Monteiro de Carvalho (Universidade de Coimbra)

ASSISTENTES DE PESQUISA:


Bruno Wandermurem - Graduando - História - UFRJ
Iago Bastos - Graduando - R.I. - UFRJ
João Pedro Ortman - Graduando - História - UFRJ

João Victor Santos - Graduando - R.I. - UFRJ

Letícia do Valle - Graduanda R.I. - UFRJ
Livia Rosas Lamour - Graduanda - R.I. - UFRJ

Lorran Ícaro Moreira de Lima - Graduando - R.I.- - UFRJ - BOLSISTA - PIBIC

Lucca Munhoz - Graduando - R.I. - UFRJ

Matheus Outeiro - Graduando - Economia - UFRJ

Mauro Lima Filho - Graduando - R.I. - UFRJ
Pablo Bandeira - Graduando - R.I. - UFRJ
Patrick Benaion - Graduando - História - UFRJ

Raquel Cândido Pandolfi - Graduanda - R.I. - UFRJ
Rebecca Souza Batista - Graduanda - R.I. - UFRJ
Wesley Alan Barbosa Martins - Graduando - R.I. - UFRJ

 

Laboratório de estudos dos países do cáucaso

 

Memória da 

Segunda 

Guerra 

Mundial

2018 - Grupo de Pesquisa de Política Internacional GPPI - Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ