top of page
DSC02435.JPG

Diplomacia político-militar do Brasil na construção de confiança e de segurança na América do Sul e no Sul do Atlântico

O mundo multipolar - mais instável e menos pacífico – necessita de mais estabilidade e menos violência, mais confiança mútua e mais segurança comum e indivisível entre países, grupos de países, visando o desenvolvimento humano. Com qualquer modelo desenvolvimentista, desprovido de segurança, e com qualquer arranjo de segurança, sem a dimensão  de desenvolvimento humano, retornaríamos ao passado de desigualdade, de atraso econômico-social e de violência.

          O projeto “Desenvolvimento com Segurança” visa a construção de Comunidades de Segurança Humana. O seminário, dedicado ao tópico “Diplomacia político-militar do Brasil na construção de confiança e de segurança na América do Sul e no Sul do Atlântico”, foi realizado no dia 28 de setembro de 2023 on-line para debater as relações de integração de segurança na América do Sul e no Sul do Atlântico, mediante a perspectiva de construção de comunidades de segurança humana.

Moderador

  • Prof. Dr. Alexander Zhebit (UFRJ) Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na área de Estudos de Relações Internacionais.  Doutor em História pela Universidade de Brasília (2002), Doutor (1985) e livre-docente (1989) em História de Relações Internacionais e Política Externa pela Academia Diplomática do Ministério das Relações Exteriores da Rússia. Graduado em Letras pela Universidade Linguística Estatal de Moscou (1973). Membro do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (UFRJ), Coordenador do Grupo de Pesquisa de Política Internacional (GPPI), do Laboratório de Estudos dos Países do Cáucaso (LEPC) e editor da revista "Cadernos do Cáucaso”.

Palestrantes

  • Prof. Dr. André Panno Beirão (EGN) Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - (Direito Internacional), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (EGN), Bacharel em Direito pela UNIRIO. Ex-Coordenador-Adjunto da CAPES da Área de Ciência Política e Relações Internacionais para Programas Profissionais - 2014-2018. Coordenador do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Estudos Marítimos, docente na área de Direito Internacional, membro do Corpo Editorial da "Revista da Escola de Guerra Naval". Pesquisador do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Escola de Guerra Naval. Presidente da Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres (ABRRD).

  • Profa. Dra. Graciela de Conti Pagliari (UFSC) Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2009), Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), formada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). É autora do livro “O Brasil e a Segurança na América do Sul” (2009) e coautora do “Guia de Defesa Cibernética na América do Sul” (2017). É pesquisadora e vice-líder do Grupo Brasil e as Américas. 

  • Cel. Guilherme Otávio Godinho de Carvalho (CEEEx) Coronel da Reserva do Exército Brasileiro. Atualmente, Analista do Centro de Estudos Estratégicos do Exército. Doutorando em Relações Internacionais (UnB). Mestre em Ciências Militares (ECEME) e Relações Internacionais (UnB). Especialista em Inteligência e Planejamento Estratégico. Experiência consistente na área de Inteligência, Defesa, Planejamento Estratégico e Análise Estratégica. Ex-integrante da Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Foi Assessor Militar no Ministério da Defesa do Brasil, onde trabalhou como Analista na Chefia de Assuntos Estratégicos.

  • Prof. Dr. Peterson Ferreira da Silva (ESD) Professor da Carreira do Magistério Superior Federal da Escola Superior de Defesa (ESD) desde 2018. Doutor pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP). Especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-São Paulo/Pró-Defesa). Pesquisador voluntário do Instituto Pandiá Calógeras do Ministério da Defesa entre 2015 e 2016. Pesquisador associado do Centro de Estudos Estratégicos do Exército entre 2016 e 2018. Coordenador do Núcleo de Economia de Defesa e Desenvolvimento de Força (NCAD) da Escola Superior de Defesa (ESD) desde 2020. 

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).

O resumo expandido do seminário é publicado na Revista "Cadernos do Cáucaso" (Vol. 4, Nº 7 (2023), p. 9-41).

bottom of page